Pages

Toranja, você sabe o que é isso?

Toranja

A toranja se parece com a laranja em alguns aspectos, casca, gomos e sementes, mas as igualdades acabam por aí, a toranja não tem um gosto docinho como a laranja. Ela é levemente amarga, com alguma doçura, mais muito pouco. Se você não é dado a gostar de gostos diferentes, pode não gostar desta fruta. Eu tive a oportunidade de experimentar e digo: É suculenta aos olhos, mas não vá com muita sede pensando que o que tem de suculenta tem de doce, por que não tem, é quase um limaozinho, dá vontade de por sal^^ Mas não é nada impossível de chupar^^. Ela vai melhor como suco...


Abaixo um artigo sobre a Toranja:
A toranja possui numerosas qualidades digestivas, estomacais e anti-sépticas. A polpa está dividida em 10-12 gomos que também têm um sabor amargo, devido à presença de uma substância chamada naringina, e pode ser amarela. Nas variedades avermelhadas, a cor da polpa varia de rosa a vermelho e o sabor é mais doce. O nome em inglês, Grapefruit, faz referência ao fato dos frutos crescerem em cachos (rácimos).
A toranja consome-se como fruta fresca e em sumo, sendo este a única utilização a nível industrial. Também pode ser utilizada na cozinha, para acompanhar carnes, como a de pato, frango, porco ou mesmo gambas.
Existe uma enorme confusão entre os frutos toranja e pomelo, pois muita gente pensa que se trata do mesmo fruto. Na realidada o pomelo, Citrus grandis, é um citrino diferente da toranja, cultivado exclusivamente em climas tropicais e quase não tem importância no comércio mundial.
Aparece à venda nos mercados do Hemisfério Norte no início do Inverno e mantém-se até Maio ou Junho, graças à sua conservação em câmaras frigoríficas.
É, como todos os citrinos, muito rico em vitamina C e possui muitas qualidades curativas, entre as quais se destacam a prevenção de certos cancros, e propriedades digestivas, estomacais, anti-sépticas, tónicas e diuréticas.
Tipos e Variedades de Toranja
Dividimos as variedades em dois grupos: as brancas, dentro das quais está a variedade mais conhecida ‘Marsh seedless’, e as variedades com cor como a ‘Ruby’ ou a ‘Star Ruby’.
Podemos dividir as variedades em dois grupos, as variedades brancas ou comuns como a ‘Marsh seedless’ e ‘Duncan’ e as variedades com cor ou pigmentadas, cuja popularidade vai aumentando. Dentro deste grupo destacam-se as variedades ‘Ruby’ e ‘Star Ruby’.
Identificaram-se muitas variedades brancas, mas a ‘Marsh seedless’ é a que tem maior importância comercial. As variedades pigmentadas possuem um pigmento chamado licopeno que as dota da sua cor característica. A toranjas diferenciam-se das laranjas, pois nestas a cor deve-se às antocianinas. Além disso, durante a época de maturação da toranja as temperaturas são altas e favorecem o aparecimento do licopeno, coisa que não ocorre nos meses de Outono e Inverno, quando amadurecem as laranjas.

Informações da Wikipédia e daqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário