Pages

Lixo espacial cai em fazenda do maranhão

bola1



Hoje na Folha de São Paulo saiu a notícia de um objeto esférico de mais ou menos 30Kg que caiu e uma fazenda no interior do maranhão e assutou muita gente. O povo chegou a achar que era uma invasão alienígena ou o fim do mundo. Gustavo Rojas, astrofísico da UFSCar, acredita que a esfera seja parte de um foguete europeu.



O que é lixo espacial?
O lixo espacial é composto detritos de naves, combustíveis, satélites desativados, lascas de tinta, combustível, pedaços de mantas térmicas e foguetes, objetos metálicos e até mesmo ferramentas perdidas por astronautas durante as suas explorações espaciais. “O que existe é uma grande nuvem de objetos dos mais variados tamanhos e pesos, desde um grama até toneladas”, explicou Petrônio Noronha de Souza, chefe do laboratório de Integração e Testes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).Fonte



Atualmente, cerca de 17.000 destroços com mais de 10 centímetros giram em torno do Planeta Terra, provocando colisões e danificando naves (na imagem acima, uma montagem feita em computador mostra o acúmulo do lixo ao redor do planeta). Fonte

Pensando em quantos objetos são lançados ao espaço anualmente e que os mesmos ficam em órbita em torno de nosso planeta, é possível imaginar que estarmos praticamente vivendo num campo de céu minado, de onde pode a qualquer momento cair algum pedaço de satélite sobre algum povoado, ou até mesmo sobre uma cidade populosa, colocando vidas em perigo.

Até agora não houve casos com vítimas fatais, porém se alguma atitude não for tomada, isso poderá acontecer, pessoas podem morrer por que os programas espaciais não estão se dedicando muito a limpar a sugeira que fazem no espaço apesar de tocarem no assunto e a fazer projetos, como os suiços, pois segundo a maioria os custos são altos demais e além disso não existe uma lei mundial específica sobre o lixo espacial o que faz com que países que lançam satélites possam descartá-los sem sofrer nenhum tipo de punição, aumentando ainda mais a quantidade de partículas em órbita, desde 1 cm de tamanho à toneladas de peso.

Pois é, se você olhar para o céu à noite e se deparar com algum objeto caindo do céu, não pense em uma estrela cadente ou asteróide vindo do espaço, é mais fácil ser um pedaço de foguete ou satélite que entrou em nossa atmosfera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário